CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

Beijinhos para quem chegou...

Seja bem vindo ao Beijos de Algodão! Espero que tenha uma excelente estadia e ... volte sempre!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Curiosidades sobre a Batata



A Batata é um tubérculo .
Chama-se tubérculo ao caule que algumas plantas verdes desenvolvem abaixo da superfície do solo, geralmente como órgãos de reserva de energia (na forma de amido), como é o caso das batatas.

Não confundir com as raízes tuberculosas, como a batata-doce ou a mandioca, que têm a mesma localização e função, mas origem e estrutura diferentes.
 A cenoura, o nabo, o rabanete, a beterraba e a batata doce são exemplos de raízes tuberculosas. Muitas raízes deste tipo são utilizadas na alimentação do homem.
 


 
Continuando sobre a batata...

A batata é originária do Peru e é a terceira cultura mais importante como fonte de alimento, sendo apenas superada pelo arroz e pelo trigo.
Cultivam-se actualmente milhares de variedades de batata.
As batatas têm grande importância na culinária. Podem ser consumidas fritas, assadas, ensopadas, cruas ou cozidas. São muitas vezes consumidas quentes, como acompanhamento da refeição principal, ou frias, como parte de saladas. Podem também ser comidas recheadas ou em puré.


A batata crua acaba com dores de estômago e problemas do intestino. Quando crua e ralada, combate infecções, picadas de insectos e quaisquer irritações da pele. Rodelas de batata crua sobre a testa ajudam a eliminar dores de cabeça.
As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que se manifestam através de cólicas e gastrites.
O período de colheita vai de Janeiro a Junho .


Gostaram de saber estas curiosidades?

Beijinhos e batatinhas para todos :)




0 comentários: